Linhas de Pesquisa

Argamassa de Revestimento 
Objetivos: Avaliar o desempenho de argamassas de revestimento aplicadas a diferentes substratos, por meio de ensaios no estado fresco e endurecido, verificando sua aderência.. 
Palavras-chave: Argamassas; Resistência de aderência; Processos Construtivos. 

Concreto com pó-de-pedra 
Objetivos: Dosagem concretos com e sem aditivos superplastificante para diferentes percentuais de substituição de agregado miúdo por pó-de-pedra, avaliando as propriedades no estado fresco (abatimento, massa específica, teor de ar incorporado, segregação, coesão e exsudação) e no estado endurecido (resistência à compressão e à tração).. 
Palavras-chave: Aditivo superplastificante; Pó-de-pedra; Concreto; Controle tecnológico dos materiais. 

Técnicas de Monitoramento e Tratamento de Sais e Umidade (LACRIMA) 
Objetivos: Este projeto tem por objetivo o estudo de técnicas de controle da umidade ascensional e de extração de sais, baseados na utilização de técnicas como a extração eletroquímica, a utilização de argamassas de saneamento, a impermeabilização por barreira ou impregnação, o desenvolvimento de sensores de umidade, etc.. 
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil. 
Setores de atividade: Construção Civil. 
Palavras-chave: Ensaios. 

Durabilidade e Desempenho das Construções (PERFORMANCE) 
Objetivos: Esta linha tem dois grandes objetivos: a) identificar, testar e melhorar técnicas de análise do desempenho das construções b) utilizar as técnicas para analisar o desempenho de técnicas e sistemas construtivos.. 
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil / Especialidade: Materiais e Componentes de Construção. 
Setores de atividade: Construção Civil. 

Ensaios e Modelagem dos Processo de Corrosão e Carbonatação do Concreto (CORRMOD) 
Objetivos: Esta linha de pesquisa engloba estudos sobre métodos de avaliação do potencial e da corrente de corrosão. Inclui ainda os estudos sobre a difusão de cloretos e de gás carbônico, em ensaios acelerados e de envelhecimento natural. São ainda desenvolvidos modelos de carbonatação, penetração de cloretos e desenvolvimento da corrosão, baseados em evidências empíricas e na opinião de experts. 
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil. 
Setores de atividade: Construção Civil. 
Palavras-chave: Íons cloretos; Carbonatação; Corrosão; Durabilidade de Estruturas de Concreto Armado; Ensaios de Corrosão; Modelos de Corrosão. 

Avaliação do desempenho do ambiente construído 
Objetivos: Estudar o desempenho da estrutura sob o ponto de vista do conforto térmico, acústico e lumínico. Investigar as interações existentes entre a estrutura e o meio ambiente, a fim de propor estratégias para minimização do impacto ambiental da geração de resíduos de construção e demolição (RCD). Diagnosticar as principais manifestações patológicas incidentes nas estruturas. Avaliar o nível de satisfação do usuário através das técnicas de avaliação pós-ocupação (APO).. 
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais e Componentes da Construção. 
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais e Componentes da Construção /Especialidade: Utilização de Resíduos. 

Previsão da vida útil das estruturas de concreto armado 
Objetivos: Empregar modelos matemáticos para a previsão da vida útil de estruturas atacadas pela corrosão de armaduras, enfocando aspectos probabilísticos (teoria da confiabilidade, cadeias de Markov, entre outras), a fim de fornecer subsídios para o projeto de novas estruturas e proposição de sistemas de manutenção em estruturas existentes. 
Palavras-chave: Análise do ciclo de vida; Cadeias de Markov; Confiabilidade; Modelagem matemática; Modelos de Corrosão; Previsão de vida útil. 

Modelagem matemática 
Objetivos: Modelar matematicamente a degradação do concreto para diferentes agentes agressivos, a fim de prever vida útil, analisar o ciclo de vida de estruturas de concreto e estimar a captura de CO2 devido à carbonatação do concreto. Aplicar técnicas estatísticas como a metodologia de superfície de resposta (MSR), a simulação de Monte Carlo (SMC) e Cadeias de Markov para resolução de problemas em engenharia.. 
Palavras-chave: Análise do ciclo de vida; Cadeias de Markov; Captura de CO2; Carbonatação; Otimização; Modelagem matemática. 

Captura de CO2 
Objetivos: Avaliar a captura de CO2 devido à carbonatação do concreto, considerando seu ciclo de vida, e estimar o volume de CO2 emitido na produção do cimento a fim de verificar se o processo de carbonatação pode ser considerado uma medida compensatória. Avaliar a captura de CO2 e as emissões advindas de outros materiais de construção (madeira, aço, cerâmica).. 
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas / Especialidade: Estruturas de Concreto. 
Palavras-chave: Captura de CO2; Carbonatação; Sustentabilidade; Medidas compensatórias.